Caracterização do efluente de uma indústria de laticínios: proposta de tratamento

Thayná Nunes Borges, Raíssa Miranda Costa, Hebert Medeiros Gontijo

Resumen


As atividades industriais geram uma grande quantidade de efluentes que, se não forem tratados adequadamente, geram poluição e prejuízos aos canais hídricos, o que torna as exigências ambientais mais criteriosas. Levando em consideração o exposto, o projeto objetiva propor à uma indústria de laticínios, especializada na produção de pão-de-queijo, um tratamento de efluentes eficaz e viável, tanto técnica quanto economicamente, do seu rejeito gerado no processo que atualmente é lançado in natura no corpo hídrico, contando com uma carga poluente alta, característica dos resíduos provenientes das indústrias de laticínio. Para isso, foram realizados levantamentos bibliográficos acerca do tema de tratamento de efluentes, aplicação de um questionário na empresa e a caracterização físico-química do efluente gerado com a finalidade de elaborar o projeto de dimensionamento do Vermifiltro. Sendo assim, o resultado deste trabalho é o projeto completo do sistema de tratamento que foi proposto a indústria, composto pelos resultados das análises de laboratório, cálculos de dimensionamento e o desenho esquemático do Vermifiltro. Logo, o Vermifiltro surge como uma opção para sanar a poluição ambiental, além de se mostrar como uma técnica eficiente e economicamente viável em relação aos tratamentos convencionais, uma vez que o lançamento de rejeitos em corpos hídricos atinge diretamente a sua qualidade, alterando suas características originais e ocasionando em vários desequilíbrios, o que evidencia a necessidade da implantação de um sistema de tratamento.


Palabras clave


Água; Laticínios; Meio Ambiente; Tratamento de efluentes.

Texto completo:

PDF (Português (Brasil))

Referencias


ABNT. NBR 9898: preservação e técnicas de amostragem de efluentes líquidos e corpos receptores. 1987.

BRASIL. Resolução n. º 430, de 13 de maio de 2011. Dispõe sobre as condições e padrões de lançamento de efluentes, complementa e altera a Resolução n. º 357, de 17 de março de 2005, do Conselho Nacional do Meio Ambiente-CONAMA. Diário Oficial da União, 2011.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2009. 175 p.

JARDIM, WILSON F.; CANELA, MARIA CRISTINA. Fundamentos da oxidação química no tratamento de efluentes e remediação de solos. UNICAMP. Campinas, 2004.

LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. de A. Metodologia científica. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2011.

NUNES, José Alves. Tratamento físico-químico de águas residuárias industriais. Editora J. Andrade, 2004.

DA SILVA, Danilo José P. Resíduos na indústria de laticínios. Série Sistema de Gestão Ambiental. Universidade Federal de Viçosa, 2011.

SINHA, R.K.; BHARAMBE G.; CHAUDHARI, U. Sewage treatment by vermifiltration with synchronous treatment of sludge by earthworms: a low-cost sustainable technology over conventional systems with potential for decentralization. Environmentalist, n. 28, p. 409-420. 2008.

TORRONE, Bruna Oliveira; BROSSO, Cristiane de Azevedo Melo; SARON, Alexandre. Avaliação do Filtro Biolítico para Tratamento de Esgoto Sanitário. 2015.

XING, Meiyan; LI, Xiaowei; YANG, Jian. Treatment performance of small-scale vermifilter for domestic wastewater and its relationship to earthworm growth, reproduction and enzymatic activity. African Journal Of Biotechnology. Shanghai, p. 7513-7520. 1 nov. 2010. Disponível em: http://www.academicjournals.org/AJB. Acesso em: 13 set. 2018.


Enlaces refback

  • No hay ningún enlace refback.


Base de Dados e Indexadores: BaseDiadorimSumarios.orgDOI CrossrefDialnetScholar GoogleRedibDoajLatindex, Portal de Periódicos CAPES

Research, Society and Development - ISSN 2525-3409

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional