O livro didático e a sua influência na formação dos discentes da educação básica de escolas públicas

Aldayr de Oliveira Monteiro, Sandro César Silveira Jucá, Solonildo Almeida da Silva

Resumen


Esse artigo tem como objetivo dissertar sobre a influência que o livro didático de geografia exerce sobre a formação dos alunos de escola pública brasileira, pois o papel que  esse material didático exerce sobre o ensino e a aprendizagem nos alunos da educação básica é muito intenso e notório. Devido a essa influência desse material didático em nossos jovens, torna-se urgente verificar a importância que os mesmos ocasionam na formação dos alunos, uma vez que o livro como mercadoria e reprodutor de ideologias discursivas, reforça estereótipos e a negação de culturas e a exacerbação de outras. Percebe-se essa tendência de valorização da cultura hegemônicas através principalmente dos livros de geografia. o professor deve usar o livro didático como mais um suporte de ensino, sempre tentando diversificar os materiais didáticos, valorizando os livros que trabalhem os aspectos contextualizados de cada município, uma vez que livros com situações mais próximas dos alunos fortalecem as identidades locais, se identificando, portanto, com o lugar e despertando assim sensações e sentimentos de familiaridade. O docente de geografia como facilitador da aprendizagem no processo de ensino-aprendizagem tem papel fundamental, uma vez que ele é quem em última instância escolhe o livro que vai trabalhar nas salas de aula das escolas públicas. Alunos críticos e questionadores da realidade só podem promover uma ação política se forem estimulados a despertar o lado questionador, através da sua formação estudantil e o livro didático faz parte de uma composição maior na formação dos discentes.


Palabras clave


livros didáticos; educação transformadora; senso crítico.

Texto completo:

PDF (Português (Brasil))

Referencias


BONAZZI, Marisa; ECO, Umberto. Mentiras que parecem verdades. Grupo Editorial Summus, 1980.

DOS SANTOS, Lucas Santiago; DE TOLENTINO Neto, Luiz Caldeira Brant. De que forma pessoas negras têm sido representadas em livros didáticos de Ciências utilizados em escolas públicas de Santa Maria-RS?. Research, Society and Development,v.7, n. 9, p. 1479450, 2018. Disponível em: https://rsd.unifei.edu.br/index.php/rsd/article/view/450. Acesso em: 12 de agosto de 2018.

FREIRE, Paulo. Conscientização: teoria e prática da libertação: uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. Cortez & Morales, 1979.

DE ANDRADE FILHO, Dario Alberto. O Livro Didático como mercadoria–1990 a 2003. Fóruns Contemporâneos de Ensino de História no Brasil on-line, 2013.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Metodologia do trabalho científico: procedimentos básicos, pesquisa bibliográfica, publicações e trabalhos científicos. -6. reimpr. São Paulo: Atlas, 2011.

PCN - Parâmetros Curriculares Nacionais: Terceiro e Quarto Ciclos do Ensino Fundamental. Geografia. Secretaria de Educação Fundamental. Ministério da Educação. Brasília. Brasil. 1998.

PONTUSCHKA, Paganelli, t. i; Cacete, n.h. Para Ensinar e Aprender Geografia. São Paulo: Ed. Cortez, 2007.

SANTANA, Jaqueline Rosário; DA SILVA SANTOS, Vanessa Érica. A inserção de conteúdos sobre identidade de gênero na escola: Uma visão a partir de noções sobre conhecimento/saberes. Research, Society and Development, v. 7, n. 9, p. 1579451, 2018. Disponível em: https://rsd.unifei.edu.br/index.php/rsd/article/viewFile/451/341. Acesso em: 15 de agosto de 2018.

SOBRINHO, Hugo de Carvalho e LEITE, Cristina Maria Costa. Abordagem do lugar no livro didático de geografia do 6 ano do ensino fundamental. Revista Cerrados, Montes Claros, v.14, n.2, p. 125-140, jul/dez-2016.

SOUSA, Vanilton Camilo. A prática docente de professores de geografia e a construção de seu saber. Boletim Goiano de Geografia. 117-135. Jan7jul. 2001.

TONINI, Ivaine Maria. Imagens nos livros didáticos de geografia: seus ensinamentos, sua pedagogia. Mercator - Revista de Geografia da UFC, ano 02, número 04, 2003.


Enlaces refback



Base de Dados e Indexadores: BaseDiadorimSumarios.orgDOI CrossrefDialnetScholar GoogleRedibDoajLatindex, Portal de Periódicos CAPES

Research, Society and Development - ISSN 2525-3409

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional