O desenvolvimento das virtudes do professor perante a violência escolar

Sabrina Monteiro, Luís Felipe Pissaia, Luis Fernando da Veiga

Resumen


Este estudo possui o objetivo de refletir sobre o desenvolvimento das virtudes do professor, descritas por Ecco (2015) em uma perspectiva freireana. Trata-se de um estudo reflexivo partindo-se das concepções dos autores supracitados, em consonância com problematizações sobre dois relatos compilados do diário de campo de um docente, coletados de dois estudantes de uma escola pública. Nas entrelinhas, compreende-se que o estudo de Ecco sobre o legado freireano não impõe metodologias fixas, e sim, proporciona um arcabouço ainda maior de reflexões sobre as virtudes do professor e seu papel em sala de aula. Por meio dos relatos descritos, percebeu-se que as virtudes docentes estão cada vez mais presentes no cotidiano das escolas, visto o papel social significativo que o professor desempenha neste contexto. Neste sentido, considera-se pertinente a reflexão docente sobre suas próprias virtudes, de maneira que ocorra um desenvolvimento saudável e sensível às demandas de seus alunos.


Palabras clave


Docência; Ambiente Escolar; Educação Freireana; Educação Humanizadora.

Texto completo:

PDF (Português (Brasil))

Referencias


BARBIER, R. A escuta sensível na abordagem transversal. São Carlos: UFSCar. 1998.

BRANDÃO, C. R. O que é Método Paulo Freire? São Paulo: Editora Brasiliense, 1981.

CERQUEIRA, T. C. S. O professor em sala de aula: reflexão sobre os estilos de aprendizagem e a escuta sensível. PSIC - Revista de Psicologia da Vetor Editora, v. 7, n. 1, p. 29-38, Jan./Jun. 2006.

ECCO, I. Do legado freireano: virtudes docentes para a educação humanizadora. In.: DALLA COSTA, A. A.; ZARO, J.; COSTA SILVA, J. da (orgs.). Educação Humanizadora e os desafios éticos na sociedade pós-moderna. Santa Maria: Biblios, 2015.

FREIRE, P.; BETTO, F. Essa escola chamada vida: depoimentos ao repórter Ricardo Kotscho. São Paulo: 2003. FREIRE, P. Educação e Mudança. 27 ed. São Paulo: Paz e Terra, 2003.

FREIRE, P. Educação e mudança. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979.

FREIRE, P. Educação como prática da liberdade. 21ª Ed., Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1989.

FREIRE, P. Cartas a Cristina. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1994.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997.

FREIRE, P. Professora Sim, Tia Não. 10 ed. São Paulo: Olho D’Água, 2000b.

FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 2011c.

GILL, R. Análise de Discurso. In: Bauer MW, Gaskell G. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. 3a ed. Petrópolis (RJ): Vozes; 2002. p.244-70.

GUEDES, M. L.; RIOS, T. A. Um olhar ético sobre o valor de educar. Revista de Educação PUC – Campinas. Campinas/SP: nº 22, junho de 2007.

PISSAIA, L. F.; DEL PINO, J. C.; QUARTIERI, M. T.; MARCHI, M. I. Relato de experiência: qualificação da extensão universitária na área da saúde por meio de estratégias de ensino contemporâneas. Research, Society and Development, v. 7, n. 2, 2018.


Enlaces refback

  • No hay ningún enlace refback.


Base de Dados e Indexadores: BaseDiadorimSumarios.orgDOI CrossrefDialnetScholar GoogleRedibDoajLatindex, Portal de Periódicos CAPES

Research, Society and Development - ISSN 2525-3409

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional