Análise dos projetos políticos pedagógicos em escolas da cidade de Teófilo Otoni sob a ótica do planejamento estratégico

Geovana Silveira Soares Leonarde, Tacilane das Graças Azevedo de Jesus, Thayse Ramos Cardoso Pinto, Luiz Henrique Aparecido Silvestre

Resumen


O Projeto Político Pedagógico ou Proposta Político Pedagógica (PPP) é um documento norteador do trabalho de toda instituição de ensino, pois representa a unificação de decisões construídas de forma coletiva com a comunidade escolar, em prol da educação. Assim, este documento pode ser elaborado através de um planejamento estratégico,que é apresentado como forma de organização de grande importância, para o adequado desenvolvimento desse processo de ensino-aprendizado, pois a percepção futura acerca dos objetivos traçados e a tomada de decisões permitem o acompanhamento dos resultados e confronto com as expectativas criadas. Desta forma, o presente estudo tem por objetivo apresentar o Planejamento Estratégico como ferramenta gerencial facilitadora no processo de condução do PPP, e consequentemente na execução de suas propostas, no contexto de construção.  A partir do estudo e da análise dos PPP’sda cidade de Teófilo Otoni/MG foi possível observar que as instituições de ensino, poderiam estruturar melhor seus projetos, de acordo com as legislações pertinentes, pensando suas ações futuras de construção dos PPP’s no contexto do planejamento estratégico.


Palabras clave


Projeto; Planejamento; Estratégia.

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