Estudo de caso: descrição do sistema de qualidade total em uma unidade de laminação a frio de aço

Ricardo Luiz Perez Teixeira, Cynthia Helena Soares Bouças Teixeira, José Carlos de Lacerda

Resumen


O objetivo deste trabalho é descrever a implantação do sistema de qualidade total para indústria e a relação deste sistema de qualidade total com o Custeio Ideal. Para isso, este trabalho apresenta como metodologia o estudo de caso qualitativo e descritivo, do tipo relato de experiência, dos autores na descrição vivencial da aplicação da qualidade total na unidade de laminação a frio em uma siderúrgica no Brasil desde os anos 1980 até os anos 2010. Conclusão: pelos relatos das experiências dos autores, tem-se que através da implantação do sistema de qualidade total na unidade de laminação a frio, na siderurgia vivenciada, otimizou as capacidades técnicas, resultando, assim, num menor custo de produção, menor investimento com a máxima capacidade produtiva de cada equipamento das linhas de produção, enfim num Custo Ideal. Com esse Custeio Ideal, espera-se, no decorrer dos anos, para essa siderúrgica, um maior volume de produção aliada a excelência em qualidade do produto final laminado a frio da siderúrgica. Como o processo de laminação a frio já se encontra desde antes dos anos 1980 constituído na empresa siderurgica relatada, pode-se estabelecer o benchmark para se obter parâmetros mais realísticos do que seria o Custo Ideal, bem como a utilização de ferramenta de controle DMAIC do Lean Seis Sigma para a resolução de problemas e execução de projetos para o alcance das metas estratégicas da empresa.


Palabras clave


Ferramentas da qualidade; Qualidade total em indústria; Laminação a frio; Siderurgia

Texto completo:

PDF (Português (Brasil))

Referencias


GAMA, Mailson Junior Nascimento; NEGREIROS, Miguel Carlos Viana; DE SOUZA, Arnaldo Donisete. Orçamento empresarial: O Beyond Budgeting (BB) como ferramenta de gestão global da organização com ênfase nos aspectos financeiros. Revista de Contabilidade, Ciência da Gestão e Finanças, v. 5, n. 2, p. 66-84, 2018.

OLIVEIRA, Marcelle Colares. Análise dos periódicos brasileiros de contabilidade. Revista Contabilidade & Finanças, v. 13, n. 29, p. 68-86, 2002.

NAHMIAS-WOLINSKY, Yael. Models, numbers, and cases: methods for studying international relations. University of Michigan Press, 2004.

SCHNEIDER, Ronald M. Brazil: culture and politics in a new industrial powerhouse. Routledge, 2018.

SOUZA, Wellington Rodrigues Silva et al. Twenty-one years without monetary correction in Brazil: impacts on the comparability of the accounting information of siderurgical and metallurgical companies. Revista Contabilidade & Finanças, n. AHEAD, 2018.

RODRIGUES, Alyson Da Luz Pereira et al. A utilização do ciclo PDCA para melhoria da qualidade na manutenção de shuts. Iberoamerican Journal of Industrial Engineering, v. 9, n. 18, p. 48-70, 2017.

DO NASCIMENTO, Adelson Pereira et al. A estratégia da qualidade ou a qualidade da estratégia? Uma avaliação da adoção da gestão estratégica na norma ABNT NBR ISO 9001: 2015. Sistemas & Gestão, v. 12, n. 1, p. 57-69, 2017.

LADEIRA, Marcelo Bronzo et al. Gestão de processos, indicadores analíticos e impactos sobre o desempenho competitivo em grandes e médias empresas brasileiras dos setores da indústria e de serviços. Gestão & Produção, v. 19, n. 2, p. 389-404, 2012.

PIVA, Allan Michel Simões; PRANDO, Gerson; MORILLA, José Carlos. Comparative study between methodology types Lean Manufacturing and Lean Six Sigma. Unisanta Science and Technology, v. 5, n. 2, p. 96-103, 2017.

WERKEMA, Cristina. Ferramentas Estatísticas Básicas do Lean Seis Sigma Integradas: PDCA e DMAIC. Elsevier Brasil, 2016.

DE JESUS PACHECOA, Diego Augusto. Teoria das Restrições, Lean Manufacturing e Seis Sigma: limites e possibilidades de integração. Production, v. 24, n. 4, p. 940-956, 2014.


Enlaces refback

  • No hay ningún enlace refback.


Base de Dados e Indexadores: BaseDiadorimSumarios.orgDOI CrossrefDialnetScholar GoogleRedibDoajLatindex, Portal de Periódicos CAPES

Research, Society and Development - ISSN 2525-3409

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional