Qualidade de vida na terceira idade: confecção da caixa de organização de medicamentos para idosos com doenças crônicas não transmissíveis

Rafaela Pessi, Luís Felipe Pissaia, Arlete Eli Kunz da Costa, Bruna Schossler

Resumen


O Objetivo deste estudo é propor a confecção de uma caixa de organização de medicamentos para idosos com Doenças Crônicas não Transmissíveis (DCNT) que são acompanhados por uma equipe multiprofissional em um espaço de promoção à saúde do Vale do Taquari, Rio Grande do Sul, Brasil. Este estudo é do tipo descritivo, exploratório e com abordagem qualitativa, por meio de grupos oferecidos pela equipe multiprofissional, aos idosos com DCNT, estimulando cada um a desenvolver sua caixinha de separação de medicamentos. Com este projeto espera-se conhecer os medicamentos em uso pelos idosos com DCNT acompanhados pelo EVB, identificar as doenças crônicas prevalentes no grupo de clientes acompanhados, orientar os idosos sobre o uso correto dos fármacos e a realização de oficinas para confecção da caixa organizadora de medicamento para o público descrito. Com esta ação desenvolvida, busca-se com sua resolutividade a organização dos fármacos, e o favorecimento na qualidade de vida dos idosos. O cuidar em enfermagem inclui a responsabilidade com aqueles que por alguma razão não podem temporariamente cuidar-se, é nesta perspectiva que vale criar formas de facilitar o cuidado em domicílio.


Palabras clave


Doenças Crônicas não Transmissíveis; Envelhecimento Humano; Promoção à Saúde.

Texto completo:

PDF (Português (Brasil))

Referencias


AQUINO, D. S. Por que o uso racional de medicamentos deve ser uma prioridade?. Article, Rio de Janeiro, v. 13, p. 733- 736, 2007.

FRANCO, L. J. Epidemiologia do diabetes mellitus. In: Lessa I, organizador. O adulto brasileiro e as doenças da modernidade. São Paulo: Hucitec; Rio de Janeiro: ABRASCO; p. 123-138. 1998.

HAYNES, R. B. et al. Interventios for enhancing medication adherence. Cochrane Database of Systematic Reviews, v. 16, n. 2, 2008.

LOURENÇO, R. A. Diabetes no idoso. In: Oliveira JEP, Milech A, organizadores. Diabetes mellitus: clínica, diagnóstico e tratamento multidisciplinar. São Paulo: Atheneu; 2004.

MARIN, M. J. S. et al. Caracterização do uso de medicamentos entre idosos de uma unidade do Programa Saúde da Família. Article, Rio de Janeiro, v. 24, n. 7, p. 1545 – 1555, 2008.

MENEZES, G. A. C; ROSA, R. S. D. Práticas educativas em saúde: a enfermagem revendo conceitos na promoção do autocuidado. REME. Rev. Min. Enferm., Belo Horizonte, v. 8, n. 2, p. 337-40, abr./jun. 2004.

MOLINA, M. D. C. B. et al. Hipertensão arterial e consumo de sal em população urbana. Rev Saúde Pública. v. 37, n. 6, p. 743-50, 2003.

MOSEGUI, G. B. G. et al. Avaliação da qualidade do uso de medicamentos em idosos. Revista de saúde pública, São Paulo, v. 33, n. 5, p. 437 – 444, 1999.

RAMOS, L. R. Fatores determinantes do envelhecimento saudável em idosos residentes em centro urbano: projeto Epidoso. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 19, n. 3, p. 793-8, maio/jun. 2003.

ROZENFELD, S. Prevalência, fatores associados e mau uso de medicamentos entre os idosos: uma revisão. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, v.19, n. 3, p.717 – 724, 2003.

SILVA, A. L. et al. Utilização de medicamentos por idosos brasileiros, de acordo com a faixa etária: Um inquérito postal. Article, Rio de Janeiro, v. 28, n. 6, p. 1033 – 1045, 2012.

TAVARES, D. M. S. et al. Caracterização de idosos diabéticos atendidos na atenção secundária. Ciência e Saúde Coletiva, Minas Gerais, v.12, n. 5, p.1341-1352, 2007.


Enlaces refback

  • No hay ningún enlace refback.


Base de Dados e Indexadores: BaseDiadorimSumarios.orgDOI CrossrefDialnetScholar GoogleRedibDoajLatindex, Portal de Periódicos CAPES

Research, Society and Development - ISSN 2525-3409

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional