Controle de estoque: gestão de processos utilizando a ferramenta Kanban com o suporte da metodologia ágil Scrum

Wilton Antonio Machado Junior, Mariane Joffre de Souza Rodrigues, Paula Aparecida de Mello Souza, Renan França Gomes Nogueira

Resumen


Este artigo tem por objetivo utilizar o sistema Kanban para analisar a organização no processo de estoque, que visa agilidade no processo, reduzindo a perda de tempo e o atraso nas demandas. Foi avaliado a possibilidade de integração da metodologia ágil Scrum ao sistema Kanban, com o propósito de solucionar as falhas decorrentes do Kanban convencional para a gestão de estoque. Como caminho metodológico, partiu-se da realização de uma proposta feita a uma franquia do ramo alimentício, com avaliação qualitativa, podendo identificar os problemas reais, com foco no ambiente de estoque.


Palabras clave


Franquia; Gestão da Produção; Processos.

Texto completo:

PDF (Português (Brasil))

Referencias


ALVAREZ-BALLESTEROS, Maria Esmeralda. Administração da qualidade e produtividade: abordagens do processo administrativo. São Paulo: Atlas, 2001.

BRASIL. Lei 8955/94, 15 de dezembro de 1994. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8955.htm>. Acesso em 19 de maio. 2018.

DENNIS, Pascal. Produção Lean simplificada: Um guia para entender o sistema de produção mais poderoso do mundo. 2ª ed. São Paulo: Bookman, 2008.

GIL, Antonio Carlos. Estudo de caso. São Paulo: Atlas, 2009.

KNIBERG, Henrik; SKARIN, Mattias. Kanban e Scrum – Obtendo o melhor de ambos. United States: C4Media, 2009.

LIKER, Jeffrey K; MEIER, David P. O Modelo Toyota – 14 princípios de Gestão do maior fabricante do mundo. Porto Alegre: Bookman, 2005.

MARQUES, Wagner Luiz. Contabilidade Geral – 1 - Segundo a Lei 11638/2007 das sociedades anônimas – Passo a passo da contabilidade. Paraná: Gráfica Vera Cruz, 2010.

MOURA, Cassia E. de. Gestão de Estoques: Ação e monitoramento na cadeia de logística integrada. Rio de Janeiro: Editora Ciência Moderna Ltda., 2004.

RIBEIRO, Adir; GALHARDO, Maurício; MARCHI, Leonardo; IMPERATORE, Luis Gustavo. Gestão Estratégica do Franchising: Como construir redes de franquias de sucesso. 2ª ed. São Paulo: Editora DVS, 2013.

ROSÁRIO, João Maurício. Automação Industrial. São Paulo: Editora Baraúna, 2009.

SABBAGH, Rafael. Scrum – Gestão ágil para projetos de sucesso. Casa do código, 2014. Disponível em: . Acesso em 06.maio.2018.

SCHWABER, Ken; SUTHERLAND, Jeff. Guia do Scrum™. 2013.Disponível em: . Acesso em 16.maio. 2018.

SLACK, Nigel et al. Administração da produção. São Paulo: Atlas, 1999.

TUBINO, Dalvio Ferrari. Sistemas de produção: A produtividade no chão de fábrica. Porto Alegre: Bookman, 1999.

TOYOTA. Uma história de inovação e qualidade. 2014. Disponível em: . Acesso em 08.maio. 2018.

YIN, Robert K. O estudo de caso. 4.ed. Porto Alegre: Bookman, 2015.


Enlaces refback

  • No hay ningún enlace refback.


Base de Dados e Indexadores: BaseDiadorimSumarios.orgDOI CrossrefDialnetScholar GoogleRedibDoajLatindex, Portal de Periódicos CAPES

Research, Society and Development - ISSN 2525-3409

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional