Educação Ambiental no Contexto Escolar: Ressignificando Práticas

Kelly Rodrigues Batista, Fernanda Beatryz Rolim Tavares

Resumen


A presente pesquisa foi desenvolvida em duas escolas de ensino fundamental e ensino médio, porém a amostra se tratou das turmas de ensino fundamental com alunos entre 9 e 18 anos de idade, sendo uma pública, na qual denominamos de Escola X, e outra privada denominada Escola Y, localizadas na Cidade de Cajazeiras, estado da Paraíba. O objetivo da pesquisa foi diagnosticar a visão dos professores, assim como suas características básicas de formação e perfil social e as correlacionar com os fatores que interferem no processo de Educação Ambiental (EA) vigente na instituição de ensino público e privado para comparar o ambiente escolar desses dois casos avaliados. Conforme os resultados obtidos, a EA já faz parte da estrutura curricular das duas instituições. O perfil e qualificação dos professores das duas escolas trazem semelhança. A diferença entre as duas escolas está relacionada ao espaço físico e condições financeiras. No entanto, percebeu-se que os professores da Escola X, com todas as dificuldades enfrentadas e os recursos escassos, parecem mais preparados e com maior disposição para desenvolverem os conteúdos e as atividades propostas sobre EA.


Palabras clave


Interdisciplinar; Educação; Instituições Públicas e Privadas.

Texto completo:

PDF (Português (Brasil))

Referencias


ANDRADE, Sueli A. de. Educação Ambiental: curso básico à distância: questões ambientais, conceitos, história, problemas e alternativas. Brasília: Ministério do Meio Ambiente, 2001. 5v. 2ª Edição ampliada.

BRASIL. Lei Nº 9795, de 27 abr. 1999. Dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, 28 abr. 1999. Disponível em: Acesso em: 25 setembro de 2017.

BUSQUETS, M. D. Temas transversais em educação: bases para uma formação integral. Trad. Cláudia Schilling. São Paulo:Ática, 2000.

CARVALHO, I. C. M. Educação Ambiental: a formação do sujeito ecológico. 3 ed. São Paulo: Cortez, 2008.

CAVALCANTE, L. O. H. Currículo e Educação Ambiental: trilhando os caminhos percorridos, entendendo as trilhas a percorrer. In: FERRARO JÚNIOR, L. A. Encontros e Caminhos: formação de educadoras(es) ambientais e coletivos educadores. MMA, Diretoria de Educação Ambiental. Brasília, 2005.

LOUREIRO, C. F. B.; CARVALHO, I. C. de M; PASSOS, L A. Caminhos da Educação Ambiental: Da forma à ação. São Paulo. Editora Papirus, 2006.

LOUREIRO, C. F. B.; CARVALHO, I. C. de M; PASSOS, L A. Caminhos da Educação Ambiental: Da forma à ação. São Paulo. Editora Papirus, 2006.

MELLO. : Soraia Silva de .Vamos cuidar do Brasil : conceitos e práticas em educação ambiental na escola . Brasília:Ministério da Educação, Coordenação Geral de Educação Ambiental: Ministério do Meio Ambiente,Departamento de Educação Ambiental : UNESCO, 2007.

SILVA, T. T. Documentos de identidade: uma introdução às teorias de currículo. 2 ed., Belo Horizonte: Autêntica, 2007.


Enlaces refback

  • No hay ningún enlace refback.


Base de Dados e Indexadores: BaseDiadorimSumarios.orgDOI CrossrefDialnetScholar GoogleRedibDoajLatindex, Portal de Periódicos CAPES

Research, Society and Development - ISSN 2525-3409

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional